26/07/2008

III Capítulo (1ª parte) Na companhia de Hipnos

Seguimos caminho por entre prados verdejantes cobertos de papoilas até encontramos algo semelhante uma caverna que aparentava ser escura e húmida. Tinha um ar sombrio, mas confesso que pela primeira vez desde que ali estava, começava a sentir fome e frio. Não sei, se de receio, se de cansaço. Porque demoraria tanto Morpheu? Sentia a sua falta, mas ao mesmo tempo temia que me tivesse desprezado, pelos meus pensamentos ao ver Hipnos. Contudo a sua preocupação comigo, não condizia com uma atitude de desprezo.

-Entra que ficarás surpreendida. - Disse Hipnos com um brilho sereno no olhar.

De facto mal atravessara o limiar da caverna, verifiquei que o seu interior era digno de um palácio mais rico rei de todos os reis. Atravessámos um salão enorme cujo tecto era uma imensa abóbada de vidro de onde podíamos ver as estrelas do manto Nix. O chão parecia também de vidro e ao olharmos para baixo víamos papoilas e prados por entre nuvens. Entramos noutro salão onde sobre uma enorme mesa se encontravam todo o tipo de manjares.

Hipnos convidou-me a sentar-me a seu lado. Sabia que era uma enorme honra para uma mortal. Ele próprio me servia uma travessa do mais delicioso dos manjares acompanhado do verdadeiro néctar de Dionísio. Depois de me sentir saciada e até porque com o cansaço o néctar de Dionísio parecia começar a surtir efeito sobre mim pedi:

-Então sempre posso saber porque Morpheu receia que Thanatos se aproxime, se dizes que aqui ele não tem poder?

-Sabes quem é Thanatos – perguntou-me.

-Sim. Posso dizer que é o mensageiro da morte...

-De facto podes dizê-lo. Em tempos que já lá vão Morpheu disputou o amor de Perséfone com Hades, mas este último venceu com ajuda de Thanatos que se queria vingar de Morpheu. Enquanto Morpheu povoar os mortais de sonhos, Thanatos nunca cumprirá os seus caprichos a seu bel-prazer.

-E o que aconteceu a Pérsefone? – Eu conhecia a versão da história contada pelos mortais, mas agora queria saber a verdade dos deuses.

-É rainha ao lado do Hades pois comeu a romã.

Nisto olhei para a mesa temendo se teria comido romã sem me aperceber. vi que nenhuma se encontrava sobre a mesa. Hipnos percebeu o meu olhar e apenas respondeu:

-Se um dia comeres os bagos da romã para mim, será por tua vontade e não por minha.

-Desculpa. -Disse eu, sentindo uma certa vergonha do meu receio.

-Fica descansada, eu compreendo os teus receios. - E continuou a contar o que sucedera.

- Morpheu teve de se conformar em não poder mais conquistar o amor de Perséfone. Até que um dia decidiu por capricho contra Cronos auxiliar uma mortal como tu. As vossas parecenças são mesmo mais do que muitas. No entanto ela tinha perdido confiança nos humanos e em si própria, e apesar das juras de Morpheu e deste a tratar como uma rainha, ela duvidava do amor de Morpheu e das suas intenções. Achava que Morpheu a iludia e deixou de acreditar nos sonhos. Icelus começou a importuná-la na ausência de Morpheu e quando Morpheu regressava, ela convencida de que era obra do próprio Morpheu rejeitava-o. Até um dia este assistir ao que se passava, e impedir que Icelus a voltasse a importunar. Morpheu disse-lhe que Eros tinha razão ao dizer que sem confiança o amor não existia e retirou-se magoado.

Ela arrependida de não ter acreditado nele caiu no desespero e quis tentar reconquistá-lo. Hera prometeu ajudá-la se ela lhe fizesse um único favor. Pedia-lhe que descesse ao Hades e pedisse a Pérsefone um pouco da sua beleza para entregar a Hera. Era impossível para uma mortal voltar do Hades sem auxílio de um Deus e no seu desespero entregou-se aos braços de Thanatos que a seduziu.

Morpheu pressentiu o perigo pois ainda a amava, mas tarde demais, pois esta entregara a sua alma ao Hades em troca do amor e perdão de Morpheu que Thanatos lhe prometera. Só quando percebeu que tinha saído traída gritou por Morpheu, mas era tarde demais. Nessa noite Morpheu e Thanatos discutiram violentamente e Morpheu perseguiu Thanatos, salvando todas as almas mortais de quem este se aproximava. Depois conseguiu que Zeus lhe retirasse poder nos domínios de Morpheu, pois não o pode proibir de entrar, uma vez que eu e ele somos irmãos gémeos. Thanatos prometeu vingar-se, mas o poder de Morpheu e a sua influência junto de Zeus é grande.

– Então se Thanatos não tem poder no reino de Morpheu, o que ele teme?

-Teme que ele te possa seduzir, num momento de fraqueza como o fez com a sua última protegida, e sobre a tua vontade Morpheu não tem poder.

Cerrei um pouco os olhos de cansaço

-Queres repousar?

-Sim. Gostaria.

Levanta-te e segue-me. Entrámos noutro salão onde só se encontrava uma enorme cama coberta de suaves lençóis e de umas cortinas de um azul celeste translúcido que deixavam adivinhar um repouso deleitado naquele leito. Junto da cama apenas se encontrava uma enorme lira que ao olhar de Hipnos começou por si só a tocar uma suave melodia.

Sentia-me zonza com o vinho a que chamara licor de Dionísio, ao mesmo tempo que me sentia confusa por ter tido dúvidas em relação a Morpheu. Estava um pouco receosa, não hesitei em perguntar:

-Aqui estarei segura?

Ao que Hipnos se acercou de mim e me tomou nos braços enquanto me deitava e dizia:

-Confia em mim. Não te trairei. Aqui estás segura. Consegues confiar em mim?

Lembro-me de ter pensado ainda " Morpheu, porque não és tu a carregar-me ao colo, porque me atiras nos braços de Hipnos? "Enquanto respondia:

- Não tenho outra escolha senão confiar. – E entreguei-me ao abraço dourado de Hipnos, que sorrindo afagou-me meigamente e só me lembro de sentir uma enorme sensação de prazer e fechar os olhos.

6 comentários:

Carla disse...

O que será que irá acontecer quando acordares e abrires os olhos ?!??

bjs

Carla disse...

Mudaste o layout ??
Está mais "cultural"...lol
bjs

Sara V. disse...

Hummm... aqui temos um início de capítulo cheio de História e de histórias... Já o tinha lido mas só agora vim comentar, lol!

Bjs

P.S. - O R. fez tudo, mandou tudo e claro que tem a prova, hehe!

Pandora disse...

Shakty quanto ao Layout .Há muito que estava farta do outro mas como não escrevia por aqui ia deixando ficar, agora achei que o meu Morpheu merecia um canto mais aprazível com nuvens.

Pandora disse...

Shaktya pandora vai ter um despertar serno , não confuso bem está no fim do caítulo

Pandora disse...

Sara

a Bá acordou agora.
è o início de muitos capítulos. E as histórias aqui saõ manobradas a meu gosto eh eh eh Jinhos


És uma querida