13/05/2002

Dia das Mães

Dia da mãe aqui em Portugal onde me encontro foi dia 5 de Maio.
Dia das mães é algo de especial para as mães e para as crianças.Acho realmente bonito homenagear a figura da mãe tão especial. Mas eu fico sempre a pensar :como se sentirão as mães que perderam os seus filhos? Acho que para elas deve ser um dia difícil, pois ganhar o dom de ser mãe e perder um filho deve ser um golpe muito duro.

Sou professora e há muito que não festejo o dia das mães com as crianças. De há uns tempos para cá alguns meninos , respodiam-me que não tinham mãe , outros que não moravam com ela , outros que nunca a conheceram. A partir daí pensei : "para quê aumentar mais a dor das crianças?". Assim aconteceu muitas vezes também no Dia dos Pais. E quando as crianças vinham ter comigos desabafando a sua tristeza por estas situações optei por lhes dizer que nem sempre uma mãe ou um pai eram só aqueles que geravam vida, mas sim aqueles que nos acarinhavam, educavam , davam de vestir e de comer, aqueles que nos davam o seu amor sem pedir nada em troca.Por outras palavras dizia-lhes que era o dia de quem lhes dava amor.

Por vezes detenho-me a pensar que este mudo está trocado quantos filhos sem mãe e quantas mulheres com tanto amor para dar, que não tiveram uma oportunidade de ser Mães. Por isso fiquei bastante comovida quando cheguei na Blogueira dos "enta"esta frase fabulosa: "Feliz dias das mães, ou de quem tem amor para dar." E eu acho que devia ser mesmo assim que devíamos chamar ao dia. O "Dia das mães e de quem tem amor para dar".

Sem comentários: